ARQUIVO DE PÓS

Nota: este site precede a fundação do BePeriod. O arquivo abaixo é apresentado aqui somente por respeito ao esforço investido nas postagens muitos anos atrás. Para mais material atual, visite BePeriod.

Apresentando a Escola Online

Apresentando a Escola Online

A necessidade é a mãe da invenção. Este site nasceu a partir de uma necessidade de compartilhar uma visão inovadora do Quarto Caminho. O número de leitores cresceu, e com isso surgiu a necessidade da tradução em várias línguas. O envolvimento cresceu, e com ele surgiu a necessidade de interação, o que gerou a nossa página no Facebook. A participação cresceu, e com ela surgiu a necessidade de uma estrutura, o que deu à luz a Pirâmide “Be.”…

read more

Mensagem aos Nossos Leitores

Em 2015, vamos retomar a publicação dos posts no ggurdjieff.com.br. Gostaria de compartilhar com vocês o que tem acontecido nos bastidores desde que paramos de enviar os posts no início deste ano, e como isso afetará nossa futura postagem.

read more
Gurdjieff sobre Liberação III – Oposição

Gurdjieff sobre Liberação III – Oposição

O que você descobre quando tenta estar presente por dois minutos sem interrupção? Você pode ver Māra aumentando sua resistência? Você pode detectar as emoções, pensamentos e sensações de seu exército antes de impedi-lo?

read more
Esforço Consciente – Aurora

Esforço Consciente – Aurora

Felizmente, naquele momento, eu consegui me lembrar do meu objetivo de trabalhar contra a expressão de emoções negativas. Esta simples lembrança me libertou e eu me recusei a permanecer naquele estado negativo, pois sabia para onde ele iria me levar…

read more
Esforço Consciente – Marco

Esforço Consciente – Marco

Gurdjieff disse que quando alguém compreende que está numa prisão ele deve fazer tudo o que puder para sair de lá o mais breve possível. O “despertar” ou a “fuga da prisão” requer a transformação do sofrimento quando ele surge em pequenas ou em grandes situações. Por exemplo, o esforço consciente de se aceitar uma doença ou algum processo doloroso físico ou emocional…

read more
Gurdjieff sobre Liberação II – Esforço Consciente

Gurdjieff sobre Liberação II – Esforço Consciente

Esforço consciente acrescenta uma nova dimensão ao momento: nós experimentamos mais do que normalmente experimentaríamos. Nós despertamos. Convido nossos escritores a compartilharem suas experiências de esforço consciente, como eles conseguiram perfurar o sono bidimensional, a natureza desse esforço, como ele se adequou às circunstâncias em questão, e como ele os elevou a uma nova dimensão…

read more
Realização – Marco

Realização – Marco

Observei que eu não conseguia realmente desfrutar de toda a beleza daquele momento, pois minha mente não parava de produzir pensamentos e associações. O trabalho mental não cessava. E por causa disso eu sequer conseguia experimentar o silêncio daquele lugar para aproveitar ao máximo o contato com a natureza. Essa experiência provocou em mim uma forte impressão e ainda me recordo disso passados quase 20 anos. Para mim, a beleza daquele instante foi incompleta, pois não consegui calar minha mente…

read more
Gurdjieff em Libertação Parte 1 – Realização

Gurdjieff em Libertação Parte 1 – Realização

Gurdjieff comparou o despertar com o escapar de uma prisão. A prisão é o próprio sono do homem, e a principal força que o mantém preso é que ele se esquece de seu próprio cativeiro. Enquanto o homem goza das correntes e grilhões que o prendem, enquanto ele tem em alta conta as características que o impedem de despertar, ele nunca pode escapar….

read more
Gurdjieff sobre Transformação Parte 2 – Fundação

Gurdjieff sobre Transformação Parte 2 – Fundação

Esses esforços momento a momento geram frutos apenas na medida do entendimento sobre o qual se fundam, porque os resultados no trabalho são proporcionais à compreensão, o que nos leva à questão do motivo: Porque dissipar a imaginação? Porque se separar do ressentimento? Porque não entrar em julgamento?

read more